segunda-feira, 28 de outubro de 2013

2ª Feira de Livros do Amapá promove inclusão social no bairro Perpétuo Socorro

Por Andreza Sanches

Foto: Agência Amapá

Crianças, jovens e adultos participaram na noite de domingo, 27, da abertura da programação da 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap 2013), que ocorreu no Teatro Marco Zero, no bairro Perpétuo Socorro. Poetas locais, nacionais, escritores e cantores amapaenses levaram literatura e cultura à comunidade no primeiro dia das atividades.

Idealizado pelo ator, escritor e artista plástico Daniel de Rocha e FlorenTina, o ponto de cultura Teatro Marco Zero, com a experiência de mais de 20 anos nas artes cênicas do grupo teatral Marco Zero, concentrará, nesta segunda edição da Feira do Livro do Amapá, atividades com declamação de poesias, contação de histórias, dança e muita música. O objetivo é estender à população daquele bairro as ações dedicadas à literatura, arte e cultura amapaense.

No primeiro dia de programação, a comunidade pôde conhecer o trabalho das poetisas amapaenses Lorrana Maciel e Rosa Bentes, que deram um show de poesia falada aos pequeninos que participavam da programação. A interatividade chamou a atenção da plateia, que aplaudiu emocionada a cada intervenção poética.

Foto: Agência Amapá


Em seguida, o público cantou e dançou ao ritmo da boa música brasileira interpretada na voz da cantora e compositora amapaense Celine Guedes, acompanhada do músico Cássio Pontes.

A pequena Emily Silva participa pela primeira da Feira de Livros e está feliz com a programação em seu bairro. Aos nove anos e ainda muito tímida, a estudante é um dos exemplos da presença do trabalho ofertado pelo Teatro Marco Zero na comunidade, pois já participa das oficinas de teatro. Para ela, as atividades da Feira do Livro é uma oportunidade para aprender e conhecer um pouco mais.

"Eu faço as oficinas de teatro e quero ser atriz. Estou gostando da programação e quero participar de todos os espetáculos", disse a pequena moradora.

Segundo um dos diretores do Teatro Marco Zero, Daniel de Rocha, o ponto de cultura é um espaço pensado para a inclusão social. Por oportunizar aos jovens e às crianças ingressarem na carreira artística, funciona como uma via de comunicação que ajuda ofertando ações para a melhoria da vida dos moradores no futuro.

"Aqui reunimos todos os segmentos e estamos incorporando pela segunda vez a Flap, que para nós é uma revolução na literatura amapaense. Um governo que pensa literatura e tem a coragem política de investir na cultura e inteligência do seu povo, é um governo que merece aplausos, esse deve ser o entendimento social para que o Amapá possa avançar", parabenizou o ator.

Programação da Flap 2013 no Teatro Marco Zero - Perpétuo Socorro

Dia 29
10h - Costurando histórias com o espetáculo "Bichos de Noé" (RJ)
19h - Música com Claudete Moreira (AP)
19h30 - Show de poesia com Claufe Rodrigues e Mônica Montone (RJ)

Dia 30
10h - Grupo Boca de Cena com o espetáculo "Não é o sol" (AP)
19h - Música com Nonato Santos
19h30 - Poesia Falada com Ozeas Júnior (AP) e Simãozinho Sonhador (AP)

21h - Grupo Bote Fé com o espetáculo "Seu Portuga e a Língua Portuguesa"