Por Thiago Soeiro
Foto: Paulo Cabral |
Depois dos três dias de extensa programação voltada para as praticas de leituras nas salas de aulas, terminou nesta quarta-feira, 11, o XV Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá – Proler/AP -. Ao todo mais de 100 professores de 50 escolas de Macapá participaram do encontro.
Foram ofertadas três oficinas de qualificação/Foto: Paulo Cabral |
Para a atual coordenadora do Proler/AP, Ângela Brito, o encontro tem uma avaliação totalmente positiva. "Esse encontro foi importante para a socialização dos professores e também para debates sobre os problemas encontrados nos espaços escolares", destacou Ângela.
Ela destaca, ainda, que o encontro serviu para fazer um contato com os professores que estão nas salas de leituras e também com as escolas que ainda não possuem projetos para leitura. "Estamos também nos disponibilizando a ajudar as escolas que ainda não têm projetos de leitura para que seja implantado", explicou à coordenadora.
As oficinas oferecidas foram de Teatro e Declamação de Poemas para o incentivo da leitura escrita, Como trabalhar a leitura virtual nos ambientes de leitura e Contação de História.
O público alvo foi principalmente professores que trabalham projetos de leituras/ Foto Paulo Cabral |
De acordo com a professora Joseilde Araújo, da Escola Estadual Princesa Isabel, foi uma ótima iniciativa do Estado essas atividades voltadas para os professores da sala de leitura. "Acho que foi uma troca de ideias, que deve acontecer mais vezes.", destacou.
O próximo encontro deve acontecer somente no segundo semestre deste ano, mas as ações do Proler/AP continuam junto com as ações da Flap.