quarta-feira, 7 de maio de 2014

Circuito de oficinas da Flap e Proler já qualificou mais de 300 alunos

Por Thiago Soeiro
A oficina permite a livre criação dos alunos tanto na fotografia quando no poema.
E. E. Alexandre Vaz Tavares/ Foto: Dalton Silva

O Governo do Estado, sempre pensando no incentivo à leitura dos alunos da rede pública estadual, iniciou no mês de abril o Circuito de Oficinas de Fotopoemas, ministrado pelo Comitê Executivo da Feira do Livro do Amapá (Flap) em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá (Proler-AP).  Ao todo, 14 escolas de Macapá e Santana receberam o projeto e mais de 300 alunos já participaram da oficina.
As oficinas já passaram por 14 escolas da rede pública estadual. Na foto alunos
da E. E. Coaracy Nunes/ Foto: Thiago Soeiro
Para a presidente-executiva do Comitê Flap, Carla Nobre, a meta é atingir, pelo menos, 50 escolas, incluindo também os municípios de Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene.
"Associando a fotografia ao poema e envolvendo o aluno em todas as fases da produção, já que ele mesmo faz a foto e o poema, mostra a eles que todos são capazes de produzir um fotopoema e como isso pode ser fácil e divertido", explica.
Ela ressalta, ainda, como isso é incentivador para a leitura. "O governador, Camilo Capiberibe, desde o início do seu mandato, é um dos maiores incentivadores à leitura do nosso Estado, e levamos isso conosco à frente de nossas ações. Queremos que os nossos adolescentes leiam mais, para que sejam pessoas mais bem formadas e capacitadas", destaca.
Alunos da oficina na E. E General Azevedo Costa/ Foto: Thiago Soeiro
O coordenador do Programa Ensino Médio Inovador – Proemi, da Escola Estadual General Azevedo Costa, Messias Soares, por onde o circuito de oficina já passou, aprova a ação e afirma que é um incentivo a mais para os alunos.
"Gostei muito da oficina por ela dar significado à produção dos alunos, por meio da construção do trabalho de forma conjunta e, ao final, mostrar o resultado para todos, isso faz com que eles descubram um lado que estava guardadinho dentro deles, que nem sabia ainda. Estamos descobrindo talentos", anima-se.
A cada oficina ministrada os alunos saem com seus fotopoemas prontos.

Concurso de fotopoemas
O edital com as regras de participação do 1º Concurso de Fotopoemas da Flap, especificamente para alunos e professores da rede pública estadual, está previsto para sair no mês de junho; e as oficinas servem também como qualificação desses alunos. As escolas que desejam receber a oficina devem entrar em contato com o escritório da Flap e verificar se ainda há agenda para o mês de maio pelo telefone: 3221-3120.