Por Thiago Soeiro
Feira do Livro do Amapá - FLAP/Foto: Secom |
De acordo com o Circuito Nacional de Feiras da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), só no ano passado o Brasil teve mais de 200 eventos literários por todo o país, entre feiras, festas, circuitos, salões de livro e bienais. O que mostra que o cenário da literatura vem crescendo em terras tupiniquins.
A FBN ainda não divulgou o seu calendário oficial de eventos 2014, mas nós do blog da Feira do Livro do Amapá – FLAP, que adoramos está informado e informar nossos leitores, tomamos a liberdade de listar os principais eventos do livro e literatura do país. Essa é a primeira lista com os principais eventos que acontecem agora no primeiro semestre do ano, logo divulgamos do segundo semestre. Confiram.
2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília
Período: de 12 A 21 de abril
A Bienal Brasil do Livro e da Leitura, acontece na Esplanada dos Ministérios, na capital do país, e fará homenagem a dois grandes autores. O uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras como As Veias Abertas da América Latina e a trilogia Memória do Fogo, será o homenageado internacional do evento. E Ariano Suassuna, considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro em atividade, receberá as honras como homenageado nacional.
Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), em Minas Gerais
Período: de 28 de abril a 6 de maio
Este ano a Flipoços terá os seguintes temas: “A cultura popular na arte da Literatura” e “50 anos do Golpe Militar”. Com nove anos de eventos a Flipoços já é conhecida com um dos maiores eventos literários do país, com a presença de grandes escritores e também reconhecimento internacional.
Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), em Goiás
Período: de 1º a 4 de maio
Promovida pelo Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Pirenópolis/GO, a FLIPIRI tem o objetivo de promover a leitura e a literatura brasileira. E conta ainda com o apoio vital do BNDES.
O seu projeto envolve o treinamento e qualificação de professores e mediadores de leituras, promove encontros entre escritores e leitores que incentivam o gosto à leitura, consegue doar grandes quantidades de livros para formar e renovar acervos literários nas comunidades locais e traz apresentações artísticas e outras práticas culturais relevantes, aos visitantes da Festa. As atividades estendem-se para os povoados rurais, além das escolas públicas urbanas.
14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em São Paulo
Período: de15 a 25 de maio
Quem realiza o evento é a Fundação Feira do Livro, uma entidade sem fins lucrativos, cujo compromisso é formar leitores por meio da promoção e valorização da cultura, da educação, do livro e da leitura. Neste ano a Feira tem como homenageados o escritor gaúcho Mário Quintana, a autora infantojuvenil Ana Maria Machado, o autor de educação Darcy Ribeiro, a escritora local Ely Vieitez Lisboa e a África do Sul.
A Feira tem entre seus projetos criar e reforçar acervos de bibliotecas por toda a cidade, ainda proporciona aos alunos de escolas municipais e estaduais uma experiência que os coloca no caminho fascinante da leitura e lhes dá noções de finanças, com o cartão-livro para comprar as obras de sua preferência e levar para casa.
Foto: Divulgação |
Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém no Pará
Período: de 30 de maio a 8 de junho
Considerado o maior encontro literário da região Norte, a Feira Pan-Amazônica do Livro, chega este ao à sua 18ª edição. Terá como escritor homenageado o amazonense Milton Hatoum, que já marcou seu nome no cenário literário nacional. Autor de diversas obras, entre contos, romances, crônicas, poesias, ensaios, criticas, traduções, além de obras infanto-juvenis, teve seu trabalho reconhecido por diversas premiações na área literária, além de parcerias como a que fez com o escritor e filósofo Benedito Nunes no livro "Crônicas de duas cidades".
Foto: Divulgação/site: Inforparaty |
Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro
Período: de 30 de julho a 3 de agosto
A principal festa literária do país chega à 12ª edição e homenageia Millôr Fernandes, dois anos após sua morte, em março de 2012, aos 88 anos. É a primeira vez que a FLIP homenageia um autor contemporâneo – e que já esteve na Tenda dos Autores. Millôr foi um dos convidados da primeira edição da FLIP, em 2003. O curador desta edição, é o jornalista Paulo Werneck, que promete uma festa com muito humor, para homenagear seu mestre.