terça-feira, 15 de abril de 2014

Feiras e festas literárias pelo Brasil - Parte 2

Por Thiago Soeiro

Continuando a divulgação da nossa pesquisa sobre feiras e festas literários que ocorrem pelo Brasil, segue agora a lista dos eventos que ocorrem no segundo semestre deste ano.


Foto: Divulgação
23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Período: de 22 a 31 de agosto

A tradicional feira que acontece na capital paulista costuma trazer muitos escritores internacionais. E a primeira confirmada é Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais. Sua participação está prevista para o primeiro final de semana da 23ª Bienal.

Foto: Divulgação
6ª Tarrafa Literária, em Santos – São Paulo

Período: de 11 a 14 de setembro


O Festival Internacional Tarrafa Literária, foi criado em 2009, e já reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional no seu histórico de evento, sempre com o intuito de proporcionar debates sobre as principais tendências em literatura, jornalismo, ciência, história, futebol, entre outros temas. O Objetivo do Festival é  promover um encontro literário sem qualquer rótulo acadêmico ou pretensioso, de modo divertido e descontraído.

 
Foto: Divulgação
59ª Feira de Livros de Porto Alegre

Período de 1 a 17 de novembro

A Praça da Alfândega recebe a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre entre os dias 1º e 17 de novembro. Neste ano, a programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à cria-ção literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens, com 293 atividades.

Foto: Divulgação

A Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar)

Período: de 12 a 15 de novembro

A FLIMAR tem como objetivo o incentivo a política de leitura e à preservação da cultura e patrimônio local. E traz na sua programação uma série de palestras, mesas de debates e oficinas com escritores e saraus. A Festa é dirigida à comunidade, aos alunos e visitantes. Além da literatura, vários segmentos da cultura brasileira são contemplados também.

Foto: Veja.abril.com

Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda - Pernambuco


Fliporto é uma festa literária que acontece anualmente no mês de novembro e atualmente no centro histórico de Olinda, depois de ser movida de Porto de Galinhas. Ainda não foi divulgada a data oficial do evento para este ano, mas o esperado é que se mantenha no mês de novembro.

A nossa Feira do Livro do Amapá , ainda não tem data confirmada, mas deve acontecer na primeira quinzena de novembro. Enquanto isso vão acontecendo os circuitos pré-feira, nos municípios do Amapá. Uma iniciativa do Governador Camilo Capiberibe, para o incentivo de jovens e novos leitores e escritores.

Para o ano que vem

Há também outros eventos importantes no calendário nacional, como a Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS) e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerão em 2015 (eles são realizados a cada dois anos).


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Flap leva oficinas de fotopoemas às escolas da rede estadual

Por Thiago Soeiro
Alunos da escola Alexandre Vaz Tavares/Foto: Dalton Silva

Pensando no incentivo à literatura de crianças, jovens e adultos, o Governo do Estado, por meio da Feira do Livro do Amapá - Flap, iniciou nesta segunda-feira, 14, o circuito de oficinas de fotopoemas nas escolas da rede estadual. O projeto faz parte da Pré-Flap e tem como objetivo qualificar os alunos para o 1º Concurso Estadual de Fotopoema das Escolas, que deve acontece em junho.
Foto: Dalton Silva

Ao todo, serão mais de 50 escolas que receberão as oficinas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Tartatugalzinho, Amapá e Calçoene. "Durante todo o mês de março a equipe da Flap esteve se qualificando e aprendendo sobre fotopoemas, agora vai colocar em prática sendo qualificadores dos alunos, que ficarão aptos a participar do concurso", esclareceu a presidente do Comitê Executivo da Flap, Carla Nobre.
Aluna, Tainá Carvalho, 14 anos, adorou a oficina./ Foto: Dalton Silva
Os primeiros a receber a oficina foram os alunos do primeiro e segundo ano da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, que ficaram empolgados com o projeto, como contou a aluna do primeiro ano, Tainá Carvalho, 14 anos, que já se declara amante da poesia e da fotografia. "Essa é uma oportunidade de todos nós podermos conhecer mais um pouco e deixar a mente mais aberta para a inspiração e assim até escrever melhor", destacou.
O aluno, Douglas dos Santos, ficou surpreso com a oficina./Foto: Dalton Silva
Para Douglas dos Santos, 15 anos, também do primeiro ano, foi a curiosidade que o fez querer participar da oficina. "Eu não gosto muito de poemas, mas foi bem legal o jeito que foi passado para nós e como isso pode nos ajudar até mais na outras matérias pela leitura", ressaltou.


As oficinas durarão até o mês de maio e as escolas que têm interesse em participar devem entrar em contato com o escritório da Flap pelo telefone: 3212-3120 ou pelo email: feiradolivrodoamapa@gmail.com, para fazer o agendamento. 

Lista de escolas que receberão as oficinas de fotopoemas


Segue a lista com o nome das escolas que irão receber as oficinas de fotopoemas. Em breve divulgaremos as datas oficinais de cada oficina. A escola que estiver interessada em participar do projeto deve entrar em contato o escritório da Flap, pelo telefone 3212-3120 e fazer o seu agendamento.

01
Escola Everaldo (STN)
02
Escola São Benedito
03
Escola Edgar Lino
04
Escola Jesus de Nazaré
05
Ecola Josefa Jucileide
06
Escola Igarapé da Fortaleza (STN)
07
Escola Nilton Balieiro
08
Escola José de Alencar
09
Escola Guanabara
10
Escola Profª Risalva
11
Escola Esther Virgolino
12
Escola Deusolina Sales Farias
13
IFAP
14
Escola José de Anchieta
15
Escola Tiradentes
16
Escola Lima Neto
17
Escola Maria do Carmo
18
Escola Carmelita do Carmo
19
Escola Augusto dos Anjos
20
Escola Nanci Nina
21
Escola Fonte Nova (STN)
22
Escola São Paulo (STN)
23
Escola Gabriel A. Café
24
Escola Coelho Neto
25
Escola Izanete Victor (STN)
26
Escola Deuzuite Cavalcante
27
Escola Araçary Correa Alves
28
Escola Almirante Barroso (STN)
29
Escola Alexandre Vaz Tavares
31
Antônio Cordeiro Pontes
30
Escola Santuário do Perpetuo Socorro
31
Escola Raimunda Dulcinea
32
Escola Mª Angelica
33
Escola Deuzuite Cavalcante
34
Coaracy Nunes
35
Lauro Chaves
36
Azevedo Costa
37
Castelo Branco
38
Mario Andreazza
39
Colégio Amapaense
40
Antônio João
41
São Bento (STN)
42
Lucimar Amoras
43
Dom Aristides
44
Predicanda Loes
45
Benigna
46
Sebastiana Lenir
47
Gonçalves Dias
48
Escola Dias (STN)
49
Augusto Antunes (STN)

Edital - Ofician Fotopoema nas escolas

ALGUNS AVISOS SOBRE AS OFICINAS DE FOTOPOEMAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS

1.    Cada oficina deve ocorrer em até 4 horas e ter como fruto, no mínimo, 10 fotopoemas.

2.    Os participantes devem ser informados de que esses fotopoemas poderão concorrer no CONCURSO FLAP PROLER DE FOTOPOEMAS, que ocorrerá em junho/2014.

3.    Para isso os autores deverão imprimir seus fotopoemas com as seguintes características:
3.1.        Os poemas e as fotos são de temáticas livres
3.2.        Os textos e foto devem ser de autoria própria do inscrito
3.3.        O inscrito deverá se identificar na categoria “PARTICIPANTE DA OFICINA DA FLAP E PROLER”
3.4.        O tamanho do FOTOPOEMA será definido pelo Regulamento a ser posteriormente publicado no blog da FLAP http://www.feiradolivrodoamapa.blogspot.com.br/  e no blog do http://proleramapa.blogspot.com.br/

4.    Para formalizar a sua participação, os alunos devem inscrever o FOTOPOEMA na segunda quinzena de maio conforme será publicado no Regulamento


5.    Os participantes da oficina são os únicos responsáveis por sua inscrição, devendo informar seu telefone e email para receber nossos informes; mas também devendo entrar periodicamente em nossas páginas nas redes sociais para se manter informado

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Feiras e festas literárias pelo Brasil - Parte 1

Por Thiago Soeiro
Feira do Livro do Amapá - FLAP/Foto: Secom

De acordo com o Circuito Nacional de Feiras da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), só no ano passado o Brasil teve mais de 200 eventos literários por todo o país, entre feiras, festas, circuitos, salões de livro e bienais. O que mostra que o cenário da literatura vem crescendo em terras tupiniquins.

A FBN ainda não divulgou o seu calendário oficial de eventos 2014, mas nós do blog da Feira do Livro do Amapá – FLAP, que adoramos está informado e informar nossos leitores, tomamos a liberdade de listar os principais eventos do livro e literatura do país. Essa é a primeira lista com os principais eventos que acontecem agora no primeiro semestre do ano, logo divulgamos do segundo semestre. Confiram.


2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília

Período: de 12 A 21 de abril

A Bienal Brasil do Livro e da Leitura, acontece na Esplanada dos Ministérios, na capital do país, e fará homenagem a dois grandes autores. O uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras como As Veias Abertas da América Latina e a trilogia Memória do Fogo, será o homenageado internacional do evento. E Ariano Suassuna, considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro em atividade, receberá as honras como homenageado nacional.


Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), em Minas Gerais

Período: de 28 de abril a 6 de maio

Este ano a Flipoços terá os seguintes temas: “A cultura popular na arte da Literatura” e “50 anos do Golpe Militar”. Com nove anos de eventos a Flipoços já é conhecida com um dos maiores eventos literários do país, com a presença de grandes escritores e também reconhecimento internacional.


Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), em Goiás

Período: de 1º a 4 de maio

Promovida pelo Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Pirenópolis/GO, a FLIPIRI tem o objetivo de promover a leitura e a literatura brasileira. E conta ainda com o apoio vital do BNDES.

O seu projeto envolve o treinamento e qualificação de professores e mediadores de leituras, promove encontros entre escritores e leitores que incentivam o gosto à leitura, consegue doar grandes quantidades de livros para formar e renovar acervos literários nas comunidades locais e traz apresentações artísticas e outras práticas culturais relevantes, aos visitantes da Festa. As atividades estendem-se para os povoados rurais, além das escolas públicas urbanas.


14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em São Paulo

Período: de15 a 25 de maio

Quem realiza o evento é a Fundação Feira do Livro, uma entidade sem fins lucrativos, cujo compromisso é formar leitores por meio da promoção e valorização da cultura, da educação, do livro e da leitura. Neste ano a Feira tem como homenageados o escritor gaúcho Mário Quintana, a autora infantojuvenil Ana Maria Machado, o autor de educação Darcy Ribeiro, a escritora local Ely Vieitez Lisboa e a África do Sul.

A Feira tem entre seus projetos criar e reforçar acervos de bibliotecas por toda a cidade, ainda proporciona aos alunos de escolas municipais e estaduais uma experiência que os coloca no caminho fascinante da leitura e lhes dá noções de finanças, com o cartão-livro para comprar as obras de sua preferência e levar para casa.

Foto: Divulgação

Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém no Pará

Período: de 30 de maio a 8 de junho

Considerado o maior encontro literário da região Norte, a Feira Pan-Amazônica do Livro, chega este ao à sua 18ª edição. Terá como escritor homenageado o amazonense Milton Hatoum, que já marcou seu nome no cenário literário nacional. Autor de diversas obras, entre contos, romances, crônicas, poesias, ensaios, criticas, traduções, além de obras infanto-juvenis, teve seu trabalho reconhecido por diversas premiações na área literária, além de parcerias como a que fez com o escritor e filósofo Benedito Nunes no livro "Crônicas de duas cidades".

Foto: Divulgação/site: Inforparaty

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro

Período: de 30 de julho a 3 de agosto

A principal festa literária do país chega à 12ª edição e homenageia Millôr Fernandes, dois anos após sua morte, em março de 2012, aos 88 anos. É a primeira vez que a FLIP homenageia um autor contemporâneo – e que já esteve na Tenda dos Autores. Millôr foi um dos convidados da primeira edição da FLIP, em 2003. O curador desta edição, é o jornalista Paulo Werneck, que promete uma festa com muito humor, para homenagear seu mestre.