terça-feira, 11 de março de 2014

1ª Virada Poética realiza Show de Poesia no Amapá Garden Shopping


A programação da 1ª Virada Poética com mais de 24 horas de programação está recheada de novidades, como o concurso de fotopoemas, saraus, exibições de filme na temática poesia, distribuição de cartões poéticos, Rufar nas Escolas. O evento começa às 17h do dia 13 e termina na sexta-feira, 14, com um Show de Poesia no Amapá Garden Shopping, que começa a partir das 19h na praça de alimentação.

O evento conta com a participação de convidados Eliakin Rufino (RR) e Pedro Júnior (RS), além dos grupos locais Abeporá das Palavras e Poetas Azuis. O evento que é uma iniciativa do Governo do Estado marca o inicio das atividades da Pré-Feira do Livro do Amapá (Pré-Flap) e a comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de março.

De acordo com a presidente-executiva do Comitê Flap, Carla Nobre, o evento tem o intuito celebrar a poesia e dar inícios à agenda 2014 da Flap, que este ano promoverá a Pré-Flap em todo o Estado.

"O governo, mantendo o seu papel com a cultura e com a literatura, começa as atividades da Pré-Flap com uma mega programação de 24 horas de poesia que contemplará uma diversidade de público como os trabalhadores da noite, por onde vamos distribuir cartões com poemas na madrugada do dia 14", explicou.

Sobre os escritores:

Pedro Junior Lemos da Fontoura (Pedro Júnior – Rio Grande do Sul)

O declamador é formado em Letras, professor de Literatura Brasileira e, no momento, é diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e Coordenador da Feira do Livro, entre diversos outros projetos culturais em Bento Gonçalves. Desenvolve há anos o projeto "O Poeta na Escola", espetáculo interativo de poesia (oficina-show) que envolve interpretações poéticas, cênicas e musicais com o objetivo central de formar novos leitores e aproximar mais os que já possuem gosto pela leitura.

O artista integra a linha de frente da declamação e da pajada gaúcha com uma trajetória artística que já lhe rendeu mais de uma centena de premiações, várias de nível internacional.

Eliakin Rufino de Souza (Eliakin Rufino - Roraima)

O poeta roraimense teve seu interesse pelas letras e pela literatura surgido ainda na adolescência. Em Boa Vista, até a metade dos anos 70, havia somente uma emissora de rádio e não havia emissoras de televisão. A diversão nessa época então era emprestar os livros da Biblioteca Pública, assim nasce o seu interesse, e consequentemente, a influência na área da poesia que iria permear toda a sua vida, com autores como: J.G de Araújo Jorge, Joaquim Cardozo, Castro Alves, C.D. de Andrade, Thiago de Mello, entre outros.

Eliakin é um poeta, cantor, escritor, professor de filosofia, produtor cultural e jornalista brasileiro. É, junto a Zeca Preto e Neuber Uchoa, um dos integrantes do movimento Roraimeira — expressão cultural amazônica considerada por cientistas sociais como um dos expoentes máximos na construção da identidade roraimense.

Sobre os grupos de poesia

Abeporá das Palavras

Sendo o mais antigo dos grupos poéticos atuantes do Estado, o Abeporá das Palavras nasceu em 2002, na Escola de Educação Popular Paulo Freire, tendo como idealizadoras a poeta Carla Nobre e a atriz Mara Valdene. Abeporá – palavra de origem Tupi, significa Caminho Bonito. O grupo tem como objetivo recitar e divulgar a poesia em geral, assim como viabilizar a publicação de obras de poetas iniciantes.

Poetas Azuis


O grupo de dizer poético foi idealizado por Pedro Stkls e Thiago Soeiro, e uni poesias de diversos estilos e temas, apresentadas em cenas livres. Os Poetas Azuis divulgam a poesia em busca de novos adeptos do estilo de escrita. A composição do grupo conta ainda com um musicista, que cria o clima apropriado para casa texto dito.