quinta-feira, 27 de março de 2014

Atenção diretores e professores


O Comitê da Feira do Livro do Amapá - Flap, junto ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler/AP chama as escolas públicas da rede estadual de ensino interessadas em receber oficinas de fotopoemas durante o mês de abril a se inscreverem.

Telefone: 3212-3120
Email: feiradolivrodoamapa@gmail.com

terça-feira, 25 de março de 2014

Escritora selecionada pelo edital Simãosinho Sonhador realiza noite de autografo

Por Thiago Soeiro
Informações ascom Sesc

Cláudia Almeida/Foto: Divulgação

A escritora Cláudia Almeida realiza nesta terça-feira, 25, a partir das 19h no Sesc Centro, a noite de autografo do seu primeiro livro “Remanso das Águas”, um dos selecionados pelo edital de criação literária do Governo do Estado, Simãosinho Sonhador.

O livro reconta a história de Macapá e capta através do olhar literário, poético e metafórico a cultura popular amapaense, representada por meio das crenças, danças e pajelanças.

Segundo Cláudia Almeida, a obra traz um recorte da cultura amapaense. “O Remanso das Águas é meu olhar de criança diante da magia e dos encantos dessa terra, carregada de mistérios e simplificado no olhar e nas palavras do povo daqui”, ressaltou.

Sobre a escritora

Filha de ribeirinho do interior da Amazônia, Cláudia Patrícia Nunes Almeida, nasceu na cidade de Macapá, no dia 27 de junho de 1978. No ano de 2002, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2003, retornou para cidade natal e atualmente trabalha como professora de literatura na rede pública de ensino.

Serviço:
Noite de autografo do livro - Remanso das Águas

Local: Sesc Centro
Horário: 19h

Edital – Bolsa de Fomento à Literatura

Por Thiago Soeiro,
com informações da FBN

Ilustração/Imagemextraída da internet

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e por intermédio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), torna público o Edital “Bolsas de Fomento à Literatura”, cujo os objetivos são: incentivar a criação, a produção e a difusão literária nacional; fomentar a formação e a sustentabilidade de escritores nacionais; valorizando e promovendo a bibliodiversidade; assim como apoiar a pesquisa no campo da literatura brasileira e estimular a fruição e à leitura literária.


Ao todo são ofertadas 95 bolsas com um investimento de R$ 1.900.000,00 (hum milhão e novecentos mil reais), nas categorias: Criação Literária,Circulação e Difusão Literária, Circuito de Escritores, Sarau Literário, Formação Literária, Curso e Oficina de Criação Literária, Residência de Escritores e Bolsa Pesquisa Literária.

Confira aqui o Edital e saiba como participar.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Aberta as inscrições para o Prêmio OffFlip de Literatura

Por Thiago Soeiro,
informações site Off Flip

Atenção escritores estão abertas até o dia 5 de maio, as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Off Flip de Literatura. O Prêmio oferecerá aos vencedores R$ 23 mil no total, além de estadia em Paraty, ingressos para mesas de debate da FLIP, passeio de escuna e cota de livros.

Os primeiros colocados participarão da programação do Circuito Off Flip em Paraty (RJ), da Festa Literária de Marechal Deodoro - FLIMAR (AL) e da Feira do Livro do Amapá (Flap).

São prêmios nas categorias de Conto, Poesia e Literatura Infanto-Juvenil. Para ter acesso aos regulamentos.


Confira o regulamento aqui.

terça-feira, 18 de março de 2014

Reunião do Proler discute plano de ações para 2014

Por Thiago Soeiro
Foto: Bruno Mota


Professores de salas de leituras, bibliotecas e mediadores de leitura estiveram presentes na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) para discutir junto ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá (Proler/AP) o plano de ações para este ano.


Foto: Bruno Mota


Durante o encontro foi apresentado às ações para a Feira do Livro do Amapá (Flap-2104), as ações do Proler deste ano e foi também aplicado questionário aos professores, junto com um mapeamento dos espaços de leitura.

De acordo com a assessora técnica do Proler/AP, Hellen Costa, a reunião serve também se obter os parâmetros de como o Proler vai desenvolver o seu trabalho.

“Aproveitamos esse momento para fazer uma pesquisa com os professores mediadores de leitura, que atividades eles querem desenvolver e participar no encontro anual do proler que deve acontecer em maio para juntos escolhermos o tema a ser trabalhado no encontro”, explica Hellen.




Para a professora de sala de leitura da E. E. Lima Neto, Diana Andrade, esse tipo de reunião é importante no sentido de manter o professor informado dos trabalhos de incentivo à leitura que veem sendo desenvolvido no Estado.


“A medida que o Proler vai divulgando o seu trabalho mais professores estão se engajando ao movimento da leitura em suas escolas, isso é muito bom em prol da melhoria na qualidade do nosso ensino”, destaca Diana.

terça-feira, 11 de março de 2014

1ª Virada Poética realiza Show de Poesia no Amapá Garden Shopping


A programação da 1ª Virada Poética com mais de 24 horas de programação está recheada de novidades, como o concurso de fotopoemas, saraus, exibições de filme na temática poesia, distribuição de cartões poéticos, Rufar nas Escolas. O evento começa às 17h do dia 13 e termina na sexta-feira, 14, com um Show de Poesia no Amapá Garden Shopping, que começa a partir das 19h na praça de alimentação.

O evento conta com a participação de convidados Eliakin Rufino (RR) e Pedro Júnior (RS), além dos grupos locais Abeporá das Palavras e Poetas Azuis. O evento que é uma iniciativa do Governo do Estado marca o inicio das atividades da Pré-Feira do Livro do Amapá (Pré-Flap) e a comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de março.

De acordo com a presidente-executiva do Comitê Flap, Carla Nobre, o evento tem o intuito celebrar a poesia e dar inícios à agenda 2014 da Flap, que este ano promoverá a Pré-Flap em todo o Estado.

"O governo, mantendo o seu papel com a cultura e com a literatura, começa as atividades da Pré-Flap com uma mega programação de 24 horas de poesia que contemplará uma diversidade de público como os trabalhadores da noite, por onde vamos distribuir cartões com poemas na madrugada do dia 14", explicou.

Sobre os escritores:

Pedro Junior Lemos da Fontoura (Pedro Júnior – Rio Grande do Sul)

O declamador é formado em Letras, professor de Literatura Brasileira e, no momento, é diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e Coordenador da Feira do Livro, entre diversos outros projetos culturais em Bento Gonçalves. Desenvolve há anos o projeto "O Poeta na Escola", espetáculo interativo de poesia (oficina-show) que envolve interpretações poéticas, cênicas e musicais com o objetivo central de formar novos leitores e aproximar mais os que já possuem gosto pela leitura.

O artista integra a linha de frente da declamação e da pajada gaúcha com uma trajetória artística que já lhe rendeu mais de uma centena de premiações, várias de nível internacional.

Eliakin Rufino de Souza (Eliakin Rufino - Roraima)

O poeta roraimense teve seu interesse pelas letras e pela literatura surgido ainda na adolescência. Em Boa Vista, até a metade dos anos 70, havia somente uma emissora de rádio e não havia emissoras de televisão. A diversão nessa época então era emprestar os livros da Biblioteca Pública, assim nasce o seu interesse, e consequentemente, a influência na área da poesia que iria permear toda a sua vida, com autores como: J.G de Araújo Jorge, Joaquim Cardozo, Castro Alves, C.D. de Andrade, Thiago de Mello, entre outros.

Eliakin é um poeta, cantor, escritor, professor de filosofia, produtor cultural e jornalista brasileiro. É, junto a Zeca Preto e Neuber Uchoa, um dos integrantes do movimento Roraimeira — expressão cultural amazônica considerada por cientistas sociais como um dos expoentes máximos na construção da identidade roraimense.

Sobre os grupos de poesia

Abeporá das Palavras

Sendo o mais antigo dos grupos poéticos atuantes do Estado, o Abeporá das Palavras nasceu em 2002, na Escola de Educação Popular Paulo Freire, tendo como idealizadoras a poeta Carla Nobre e a atriz Mara Valdene. Abeporá – palavra de origem Tupi, significa Caminho Bonito. O grupo tem como objetivo recitar e divulgar a poesia em geral, assim como viabilizar a publicação de obras de poetas iniciantes.

Poetas Azuis


O grupo de dizer poético foi idealizado por Pedro Stkls e Thiago Soeiro, e uni poesias de diversos estilos e temas, apresentadas em cenas livres. Os Poetas Azuis divulgam a poesia em busca de novos adeptos do estilo de escrita. A composição do grupo conta ainda com um musicista, que cria o clima apropriado para casa texto dito.

Programação da 1ª Virada Poética


1ª Virada Poética contará com presença de escritores nacionais

Por Thiago Soeiro

A programação da 1ª Virada Poética está recheada de novidades e uma delas é a participação de dois escritores de renome nacional. Eliakin Rufino de Roraima e Pedro Júnior do Rio Grande do Sul. Os escritores vem participar dos saraus e também de mesas de debate e Rufar Literário em algumas escolas estaduais.

Conheça um pouco sobre cada um dos escritores.

Pedro Junior Lemos da Fontoura (Pedro Júnior)



O declamador é formado em Letras, professor de Literatura Brasileira e, no momento, é diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e Coordenador da Feira do Livro, entre diversos outros projetos culturais em Bento Gonçalves. Desenvolve há anos o projeto "O Poeta na Escola", espetáculo interativo de poesia (oficina-show) que envolve interpretações poéticas, cênicas e musicais com o objetivo central de formar novos leitores e aproximar mais os que já possuem gosto pela leitura.

O artista integra a linha de frente da declamação e da pajada gaúcha com uma trajetória artística que já lhe rendeu mais de uma centena de premiações, várias de nível internacional. É presença garantida nas principais Feiras de Livro do sul do Brasil, bem como nos grandes eventos e festivais da nossa terra, seja como apresentador, compositor, intérprete ou produtor cultural.

Como letrista, possui inúmeras obras gravadas por importantes nomes da nossa música regional. Pedro participará da Escuta Poética e Rufar Literário.

Eliakin Rufino de Souza (Eliakin Rufino)



O poeta roraimense teve seu interesse pelas letras e pela literatura surgido ainda na adolescência. Em Boa Vista, até a metade dos anos 70, havia somente uma emissora de rádio e não havia emissoras de televisão. A diversão nessa época então era emprestar os livros da Biblioteca Pública, assim nasce o seu interesse, e consequentemente, a influência na área da poesia que iria permear toda a sua vida, com autores como: J.G de Araújo Jorge, Joaquim Cardozo, Castro Alves, C.D. de Andrade, Thiago de Mello, entre outros.

Eliakin Rufino entrou na Faculdade de Jornalismo em 1975, aos 18 anos, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, mesmo ano em que o jornalista Vladimir Herzog foi torturado até a morte em São Paulo pela polícia política. Sua família, então temendo por seu futuro na profissão, fez com que ele desistisse do curso, cortando a mesada que o sustentava naquela cidade. Ele entra então para a Faculdade de Filosofia no Amazonas (UFAM), formando-se em 1979, ano que retorna para Boa Vista.

Eliakin é um poeta, cantor, escritor, professor de filosofia, produtor cultural e jornalista brasileiro. É, junto a Zeca Preto e Neuber Uchoa, um dos integrantes do movimento 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Flap e Proler realizam a 1ª Virada Poética com 24 horas de poesia em Macapá

Por Thiago Soeiro
 

Iniciando as atividades da Pré-Feira do Livro do Amapá (Pré-Flap), o Governo do Amapá realiza a 1ª Virada Poética em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de março. A programação, que terá a duração de 24 horas, começa às 17h do dia 13 e vai até às 19h do dia 14, com diversas atividades realizadas na parceria Flap e Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá (Proler/AP).

De acordo com a presidente-executiva do Comitê Flap, Carla Nobre, o evento tem o intuito celebrar a poesia e dar inícios à agenda 2014 da Flap, que este ano promoverá a Pré-Flap em todo o Estado.

"O governo, mantendo o seu papel com a cultura e com a literatura, começa as atividades da Pré-Flap com uma mega programação de 24 horas de poesia que contemplará uma diversidade de público como os trabalhadores da noite, por onde vamos distribuir cartões com poemas na madrugada do dia 14", explicou.

A programação terá como ponto central o Museu Sacaca, onde acontecerão saraus, exposições, exibições de filmes, intervenções poéticas, oficinas e votação do concurso de fotopoema. O evento contempla ainda algumas escolas da rede estadual com o Rufar Literário, que é o encontro entre escritores e alunos e avança no Mês da Mulher com um momento de poesia dedicado às mulheres do Renda para Viver Melhor.

O evento terá ainda um grande sarau na noite do dia 13 reunindo todos os grupos de poesia da capital, além de dois convidados especiais, os poetas Eliakin Rufino, de Roraima, e Pedro Jr., do Rio Grande do Sul.

Para o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá, Augusto Oliveira, que faz parte do Comitê Flap, é inegável o espaço conseguido no governo Camilo Capiberibe pelo segmento artístico literário tantas vezes esquecido.

"A Flap é prova disso. Abrimos a sua terceira edição no Museu Sacaca com a Virada Poética com compromisso, determinação política e muita sensibilidade, eis o grande segredo", enfatizou.

Dia Nacional da Poesia

A poesia ganhou um dia específico criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o "poeta dos escravos", pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

sexta-feira, 7 de março de 2014

CONCURSO DE FOTOPOEMA





O Comitê Executivo da Feira do Livro do Amapá (FLAP), junto com o Programa Nacional de Incentivo a Leitura no Amapá (PROLER/AP) torna público o edital de inscrição para o concurso de Fotopoema da I Virada Poética, que acontece no dia 14 de março, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia.


Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de março do referido ano, às 18h, levando o FOTOPOEMA impresso nos moldes do regulamento e preenchendo a ficha de inscrição no escritório da FLAP que fica localizado ao fim da Praça de Alimentação da Casa do Artesão, em horário comercial.


O concurso ficará dividido em três categorias: Profissionais da fotografia, amadores e iniciantes.


1.      REGULAMENTO:



1.1. O candidato deve residir no Amapá.



1.2. Os poemas e as fotos são de temáticas livres, onde será selecionado o mais votado em cada categoria.

                                     

1.3. A votação será no dia 13 de março no Museu Sacaca a partir das 17h, até às 17h do dia 14 de Março.



1.3.1.      A votação acontecerá por júri popular.



1.3.2.      Cada pessoa receberá uma cédula de votação, havendo nesta as opções de fotopoema expostas durante a programação, no entanto cada uma só poderá votar em uma única foto por categoria, marcando a cédula de votação com um “x” na opção desejada.



1.3.3.      Os candidatos do concurso têm direito a voto.



1.4. Os textos e foto devem ser de autoria própria do inscrito e estarem escritos no fotopoema impresso.



1.5. As fotos devem ser entregues no escritório da Flap, até às 18h do dia 12 de março, impressas no tamanho 30x45, acompanhada da mídia digital para ser publicada nas redes sociais da Flap.



1.6. O candidato pode escrever apenas um Fotopoema.



1.7. Os três mais votados receberão uma premiação em dinheiro que serão entregues na noite do dia 14 no Museu Sacaca.



1.8. A premiação acontecerá de acordo com cada categoria (R$ 300, 00 para profissionais da fotografia, R$ 200,00 para amadores e R$ 100,00 para iniciantes).



1.9. Cada um deve optar pela categoria que quer concorrer na hora que efetuar sua inscrição.