segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Oficinas literárias incentivam a leitura de participantes do Onda Jovem



Por Thiago Soeiro

O sábado, 22, foi de atividades voltadas para área literária com os jovens participantes do programa Onda Jovem, da comunidade de Anauerapucu, distrito do município de Santana. Nem a chuvosa tirou o animo dos 170 participantes, que se dividiram entre as oficinas oferecidas pela parceria Secretária de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Feira do Livro do Amapá (Flap) e Programa Nacional de Incentivo a Leitura no Amapá (Proler/AP). 

Foram ofertadas as oficinas de Teatro, Fotopoema, vídeopoema, livro de pano, declamação e quadrinhos a partir do filme Vida Maria Vida José. Para a coordenadora do Proler/AP, Carla Nobre, a iniciativa vem para incentivar esses jovens em atividades diversificadas promovendo assim novos leitores.  “Incentiva a leitura nos jovens é de fundamental importância, porque só isso vai promovendo a formação de um cidadão mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade”, destaca Carla.

A tarde contou ainda com duas apresentações artísticas, a primeira sobre a história do marabaixo e a segunda um recital de poesia feito pelo grupo Abeporá das Palavras, finalizando as atividades e convidado aos jovens a abraçarem suas oficinas, que acontecerão uma vez ao mês na comunidade.

A jovem, Rosinete dos Santos, 21 anos, que participou da oficina de fotopoema gostou da iniciativa pelo novo aprendizado. “São coisas que a gente não ver todo dia, por isso é interessante saber um pouco, e eu adoro ler poesia, por isso acho que vai ser muito bom aprender”, conta a jovem.