Por Thiago Soeiro
A exposição do Corredor Literário da Feira do Livro do Amapá – FLAP continua sua ação itinerante pelos mais diversos locais. A ação pós Feira, já esteve em Macapá, Santana, Mazagão Velho e nesta sábado, 07, esteve na comunidade de Corre Água, na região do Pacuí. Iniciativa do Governo do Estado em levar o incentivo a leitura a todo o Estado.
A ação contou com o apoio da FLAP Memória e Verdade, por meio da Comissão Estadual da Verdade, que recebeu um convite dos representantes da comunidade em levar uma pouco de literatura as crianças do local.
Foto: Thiago Soeiro |
Na programação teve peça apresentada pelos alunos, sorteio de livros, declamação de poesia e contação de história com o grupo FLAP de poesia falada, além da exposição dos banners do Corredor Literário com poemas de autores amapaenses.
Foto: Thiago Soeiro |
De acordo com o diretor da Escola Estadual Sebastião Cordeiro Sena, Russiclei Cardoso, a escola que atende 132 alunos no sistema modular alunos da 5ª a 8ª série, e a visita do grupo FLAP é de fundamental importância para a formação desses alunos.
“Para ser vencer na vida é preciso treinar e o treino dos vencedores é a leitura, e essa é uma forma de incentivo as crianças daqui, verem poemas de escritores locais e estarem na presença de escritores, tenho certeza que isso muda algo na vida deles depois dessa visita”, explica o diretor.
A equipe FLAP se comprometeu em voltar a comunidade e promover oficinas de poesia para as crianças, que ficaram empolgadas com os poemas declamados e os livros sorteados. “O povo daqui é cheio de história que precisam ser contadas e queremos que essas histórias sejam contadas, que virem livro, que sejam levadas para as próximas gerações”, destaca a presidente executiva do Comitê FLAP, Carla Nobre.