segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mais de mil pessoas passaram pelo Corredor Literário pós FLAP



Por Thiago Soeiro
 
Escola Estadual Coelho Neto, recebeu a exposição na sexta-feira, 20./ Foto: Bruno Mota
Terminou neste sábado, 21, a exposição dos banners do Corredor Literário. Uma ação pós Feira do Livro do Amapá – FLAP, que passou por 16 locais entre escolas e órgãos públicos. Além de Macapá a programação circulou pelos municípios de Santana, Mazagão, e as Comunidades de Corre Água, terminando na Escola Estadual Levindo Alves dos Santos, na comunidade de Cachoeirinha na Ilha de Santana.

 A exposição é uma iniciativa do Governo do Estado que busca valorizar e divulgar escritores amapaenses, tantos os já renomados, quanto também os novos escritores. O Corredor Literário, que esteve na FLAP e conta com 59 banners com poemas de poetas locais, este ano ganhou um formato itinerante, onde circulou por 21 locais, nos horários de manhã, tarde e noite, levando literatura por toda a capital tucuju.

A Presidente Executiva do Comitê FLAP, Carla Nobre, ver a iniciativa como uma forma de valorização da arte local. “Este ano todo o segmento artístico teve muitos ganhos, mas a literatura que sempre foi esquecida, foi bastante lembrada com a segunda edição da FLAP e com o edital de criação literária Simãosinho Sonhador, e levar uma exposição de poetas locais para escolas é uma forma também de incentivar novos escritores e dar valor aos que estão produzindo”, conta Carla.

A exposição pós FLAP, foi a locais onde no período da Feira não foi possível ir, devido a uma pré agenda já estabelecida, e como os pedidos foram muitos, o Corredor voltou a circular logo depois da Feira. “Atingimos quase 1500 pessoas e a maioria estudantes, onde queremos instigar o gosto pela leitura e também escrita.”, destaca a presidente executiva.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Comunidade de Corre Água recebe exposição do Corredor Literário da FLAP

Por Thiago Soeiro 
 
Foto: Thiago Soeiro
A exposição do Corredor Literário da Feira do Livro do Amapá – FLAP continua sua ação itinerante pelos mais diversos locais. A ação pós Feira, já esteve em Macapá, Santana, Mazagão Velho e nesta sábado, 07, esteve na comunidade de Corre Água, na região do Pacuí. Iniciativa do Governo do Estado em levar o incentivo a leitura a todo o Estado. 
 
Foto: Thiago Soeiro
A ação contou com o apoio da FLAP Memória e Verdade, por meio da Comissão Estadual da Verdade, que recebeu um convite dos representantes da comunidade em levar uma pouco de literatura as crianças do local. 

Foto: Thiago Soeiro

Na programação teve peça apresentada pelos alunos, sorteio de livros, declamação de poesia e contação de história com o grupo FLAP de poesia falada, além da exposição dos banners do Corredor Literário com poemas de autores amapaenses. 

Foto: Thiago Soeiro
De acordo com o diretor da Escola Estadual Sebastião Cordeiro Sena, Russiclei Cardoso, a escola que atende 132 alunos no sistema modular alunos da 5ª a 8ª série, e a visita do grupo FLAP é de fundamental importância para a formação desses alunos. “Para ser vencer na vida é preciso treinar e o treino dos vencedores é a leitura, e essa é uma forma de incentivo as crianças daqui, verem poemas de escritores locais e estarem na presença de escritores, tenho certeza que isso muda algo na vida deles depois dessa visita”, explica o diretor. 

A equipe FLAP se comprometeu em voltar a comunidade e promover oficinas de poesia para as crianças, que ficaram empolgadas com os poemas declamados e os livros sorteados. “O povo daqui é cheio de história que precisam ser contadas e queremos que essas histórias sejam contadas, que virem livro, que sejam levadas para as próximas gerações”, destaca a presidente executiva do Comitê FLAP, Carla Nobre.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Exposição Corredor Literário da FLAP chega ao distrito de Mazagão Velho



Por Thiago Soeiro
 
Foto: Bruno Mota
Distante aproximadamente 36 quilômetros da capital, Macapá, a cidade de Mazagão Velho recebeu nesta quarta-feira, 04, a exposição dos banners do Corredor Literário. A ação pós Feira do Livro do Amapá – FLAP, aconteceu na Escola Estadual Professora Antônia Silva Santos.
 
Foto: Bruno Mota
Sempre com o intuito de levar o incentivo à leitura e literatura por meio da poesia a exposição já passou por noves locais incluindo Macapá e Santana, sendo oito escolas e a União dos Negros do Amapá (UNA) e segue até o dia 11 de dezembro, levando uma mostra de poesia com 59 banners de escritores amapaenses. Essa mesma mostra aconteceu durante a FLAP 2013, e circulou por mais de 20 locais.
Foto: Bruno Mota

 Para a presidente executiva do Comitê FLAP, Carla Nobre, ir à cidade de Mazagão Velho, no município de Mazagão é se preocupar também em incentivar escritores em uma local que é tão rico de cultura e história.

Foto: Bruno Mota


“Eu me sinto filha de Mazagão e sei que o quão importante é o incentivo da leitura para as crianças, e aqui elas crescem em meio da uma rica cultura popular e o Governo do Estado, tem a preocupação de ir a todos os locais levando a literatura, porque é assim que nascem escritores e tenho certeza que hoje estamos despertando um novo escritor aqui”, ressalta Carla.

Foto: Bruno Mota

A escola Profª Antônia Silva Santos, possui 473 alunos, nos turno da manhã e tarde, nas séries de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). “É de fundamental importância esse contato dos alunos com a literatura, principalmente as crianças do ensino infantil, que é onde a gente começa o incentivo e o gosto de ler”, explica a diretora, Maria Lúcia Barreto.

Foto: Bruno Mota
Esta foi a segunda vez que a equipe da FLAP esteve na escola, que já começou um projeto para se trabalhar a literatura com os alunos. “Ter a FLAP na escola com uma ação nos dar a possibilidade de ampliar bastante os horizontes dos alunos, com a oportunidade de conhecer os gêneros literários e nos deu os artifícios para trabalharmos isso em sala de aula”, conclui o coordenador pedagógico, Paulo Freire.
 
Foto: Bruno Mota
Durante a programação teve ainda declamação de poesia, contação de história, sorteio de livros e doação de livros de autores amapaenses a sala de leitura.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Escritora selecionada pelo edital Simãosinho Sonhador lança livro nesta quinta-feira

Por Thiago Soeiro

Foto: Blog Literatura Amapá

 
A escritora Maria Ester Pena Carvalho, realiza nesta sexta-feira, 05, no hall da Rádio Universitária da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), às 17h, o lançamento e noite de autógrafos do romance “As aventuras do professor Pierre na terra Tucuju”, premiado pelo Edita de Produção Literária Simãosinho Sonhador, do Governo do Estado do Amapá. O livro foi apresentado e lançado durante a 2ª Feira do Livro do Amapá – FLAP.


O romance trata da formação da cultura amapaense, sob a perspectiva de um francês que escolheu morar em Macapá dos anos 1970, e que ao longo do romance, o personagem vai descobrindo o porquê dessa escolha “no jeito do povo daqui”.


O romance


Foto: Blog Literatura no Amapá
Um velho e solitário professor de francês é o personagem principal do livro. Jean Pierre é um pesquisador interessado sobre o eletromagnetismo relacionado com os fenômenos do tempo, que vive intensamente os seus valores morais em permanente conflito com sua curiosidade científica, mas nada tem de super-herói, muito pelo contrário, ele é um homem comum de sua época, que, por conta de sua descoberta, tem o privilégio de vivenciar várias épocas. 


Um personagem apaixonante, sendo intitulado pela autora como “o francês mais amapaense que já passeou pelo tempo, pela geografia, pela história e pela cultura do Amapá”.


O livro traz uma crítica sutil à época relatada, mas também um registro, porque recheado de fatos, de lugares, de modos de pensar, e de traços culturais verdadeiros (música, pintura, artesanato...), apresentados como responsáveis pelo modo de ser do amapaense, buscando-se nele uma fórmula de abordagem bastante agradável e de fácil leitura.


A autora


Maria Ester é amapaense, funcionária pública estadual e socióloga. Uma apaixonada pela literatura que vem em seu primeiro trabalho mostrar um pouco da história do Estado que tanto ama e homenagear também o seu avô Teodomiro Pena, que foi o seu maior incentivador, sempre lhe contato ótimas histórias do povo tucuju.



Serviço:



Lançamento e noite de autógrafos: As aventuras do professor Pierre na terra Tucuju – Maria Ester Pena Carvalho

Data: 05/12/2013

Horário: 17h

Local: UNIFAP - Hall da Rádio Universitária.