sábado, 12 de outubro de 2013

Projeto Rumo Itaú Cultural firma parceria com a FLAP

Com informações da assessoria,
editado por Thiago Soeiro.
Foto: Divvulgação


     O Itaú Cultural programa de apoio a projetos e pesquisas sobre arte e cultura completa 16 anos, e ganhou mudanças estruturais em seu conceito que serão apresentadas no dia 1º de novembro na Feira do Livro do Amapá – FLAP. A parceria vai possibilitar aos fazedores de cultura do estado a conhecerem como acessar o projeto.

   O Rumo já possibilitou ações artísticas e culturais que atingiram um público de mais de 5,1 milhões de pessoas, onde já selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, se reinventando a cada edição.

Novidades

  Como fruto do diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituição o projeto resultou em uma estrutura adaptável que independente da área de expressão ou do campo de reflexão, encara deslocamentos e desafios em seu processo e não apenas atende uma ação tradicional de constituição permanente e estável. Memória e transformação juntos em busca de melhoras.

    A principal mudança é que agora o programa tornou-se mais adaptável aos projetos apresentados e não o contrário. Deixamos de lado o modelo convencional de edital para adotar um processo de seleção mais aberto e multidisciplinar. Outra novidade é que em vez de várias comissões de especialistas, agora terá uma única comissão interdisciplinar para analisar as propostas. Esta comissão poderá interagir com os concorrentes, propondo, por exemplo, diálogos entre os artistas selecionados.

    O programa como um todo conta com recursos da ordem de R$ 11 milhões. Os projetos contemplados podem receber apoios de até R$ 400 mil. Podem concorrer pessoas físicas com idade mínima de 16 anos (também duplas, trios, coletivos ou grupos) e pessoas jurídicas com sede no Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br.

As modalidades previstas são:

    Circulação de repertório; Criação e/ou produção de obra; Desenvolvimento de plataformas e softwares; Documentação; Finalização de projetos; Formação; Pesquisa; Publicação; Crítica; Residência; Oficina, seminário, encontro e similares; além de outras possibilidades. Os resultados serão divulgados em 27 de maio. Até o encerramento das inscrições, representantes do Itaú Cultural estarão percorrendo o Brasil para divulgar o programa.