quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Oficina de vídeo-poesia incentiva produção de alunos da rede estadual

Por Iuri Ramos

Desde está terça-feira, 29, professores e alunos participam da Oficina de vídeo-poema ministrada pelo carioca Jiddu Saldanha. A oficina faz parte do eixo #ConectFlap que compõem a programação da Feira do Livro do Amapá - FLAP 2013.

A oficina tem o objetivo de gerar filmes de poesia sendo elas de preferencia autorais, a oficina tenta valorizar o fazer poético dos alunos e professores. “Quando o aluno ou o professor é poeta, ele vai usar os poemas dele para dar uma imagem, um suporte”, afirmou Jiddu.

Foto: Iuri Ramos

O vídeo-poema surge como uma ferramenta para a inserção das novas tecnologias e dar força na valorização e na aproximação de mais pessoas ao mundo da poesia, uma vez que estamos acostumados  a ver poemas somente em livros. 

“Com as novas tecnologias temos grandes possibilidades de explorar mais o universo do audiovisual pra trabalhar o poema, e com isso criando imagens metafóricas que possam interagir com o universo da poesia em si, no texto do poeta”, completa o executor da oficina.

Na oportunidade alunos e professores da Escola Gabriel Almeida Café puderam participar da oficina, na qual servirá para o dia a dia da escola que conta com um projeto literário e que este ano poderá inovar com os vídeos-poemas. “A oficina casou com uma necessidade da escola onde já usaremos os conhecimentos adquiridos aqui, no Projeto Vitrine Literária que o homenageado deste ano é Vinicius de Moraes”, assegurou a Coordenadora Pedagógica da escola Joseane Salheb.
Foto: Iuri Ramos

Os alunos que participaram da oficina poderão ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e segundo a coordenadora da escola terão todo o apoio da escola para criar um projeto que atraia mais alunos para o fazer poético atrelado as novas mídias.
A oficina se encerra a amanhã onde serão apresentadas as vídeos-poesias produzidas durante a oficina.