terça-feira, 8 de outubro de 2013

Governador Camilo Capiberibe lança FLAP 2013

Por Thiago Soeiro
Foto: Bruno Mota

      O governador do estado, autoridades, artístas, alunos e representantes da sociedade em geral estiveram na manhã desta terça-feira, 08, no Palácio do Setentrião para o lançamento e apresentação da 2ª edição da Feira do Livro do Amapá – FLAP 2013, que acontece no período de 26 de outubro a 1º de novembro.


Foto: Bruno Mota

   Este ano a programação da Feira virá repleta de novidades, como as diversas programações segmentadas dentro da FLAP que são: Flapinha, #ConectFlap, Flap nas Águas, Flap Memória e Verdade, Flap Ciência, Flap Indígena, Rufar e Corredor Literário.


Foto: Bruno Mota
     Este ano também o governo fará um maior investimento em vale-livro no valor de R$ 190 mil, e funcionará no formato de moeda social, contemplando professores da rede estadual e federal, além de alunos da rede estadual, professores e acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Uma inovação deste ano é o investimento do governo em um vale-livro para artistas, sendo a FLAP a primeira do país a realizar esse tipo de investimento para artistas, além de Agência de Fomento do Amapá (AFAP), que comprou R$ 10 mil em vales para distribuir aos seus clientes e funcionários.

Foto: Bruno Mota

     Para o jovem poeta, contemplado pelo edital de criação literária Simãozinho Sonhador, Rodrigo Ferreira, a Flap vem para consolidar não só o mercado livreiro, mas também para abrir espaço para os escritores, principalmente os jovens. “A Flap nos deu a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, o governo nos deu a oportunidade de publicar o nosso livro, são ganhos para toda uma vida”, destaca o poeta.



Foto: Bruno Mota

     De acordo com o governador Camilo Capiberibe, a FLAP é um marco para o nosso estado. “Vamos transformar a FLAP em uma política de estado garantindo que ela continue independente da gestão”, destacou o governador.

    Ele ressaltou ainda que o tema deste ano, que é Leitura e Sustentabilidade, vem para abordar um assunto de fundamental importância para nós amazônidas. "Estamos na Amazônia e não podemos jamais nos esquecer, que temos o desafio de nos desenvolver com sustentabilidade e esse tema vem como desafio para nos envolvermos na preservação social", afirma o governador.



Foto: Bruno Mota
     Durante o evento foi também apresentado pelo diretor-presidente da AFAP, Sávio Peres, o novo vale-livro que este ano funcionará no formato de moeda social, intitulada de Palavra, nos valores de um, cinco, dez, vinte e cinquenta. Homenageando ao escritor Simãozinho Sonhador, professor Munhoz, poeta e jornalista Alcy Araújo, professora Zaide Soledade e a poeta que este ano seu centenário Aracy Mont’Alverne, respectivamente.