domingo, 27 de outubro de 2013

#ConectFlap abre programação nesta segunda-feira na Fortaleza de São José

Por Keila Gibson Rebelo



Uma das grandes novidades da 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap) é a #Conectflap, espécie de agenda totalmente voltada para o segmento jovem do Amapá que na sua abertura, no dia 28, às margens do Rio Amazonas, presenteará a juventude com a participação da escritora de São Paulo, Bruna Beber. A abertura da programação, às 9h, contará, também, com o secretário de Estado da Juventude, Alex Nazaré, e jovens poetas amapaenses.
Bruna Beber trará ao público amapaense um pouco de sua vivência como jovem escritora, que nos anos 2000 colaborou com diversos sites e revistas impressas de literatura, poesia, música e internet. Foi vencedora do 2º Prêmio QUEM Acontece na categoria Revelação Literária, em 2008, e em 2009 publicou o segundo livro "Balés".
Um dos nomes mais marcantes da atual cena literária jovem do país, Bruna Beber já trabalhou como redatora publicitária, jornalista e tradutora e também com pesquisa, produção e revisão de conteúdo para livros e roteiros para TV.
Os poemas de Bruna Beber já foram traduzidos e publicados na Alemanha, na Espanha, nos Estados Unidos, no México e em Portugal. A temática dos seus textos abrange, além das situações das salas de aula, a visão que Bruna tinha das tias e avós, a lembrança de uma morte próxima, a observação que fazia das pessoas que passavam pela rua e as primeiras impressões, um tanto melancólicas e sinceras, sobre o amor.
Outra grande contribuição da #Conectflap é a presença da organizadora do Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), no Estado de Alagoas, Wanisse Elita da Silva, reconhecida pelos escritores e jornalistas como uma feira que valoriza a "prata da casa", num ambiente literário, ecológico, artístico, musical, de exposições e assuntos de interesse local e comunitário.
A programação da #Conectflap prosseguirá na Fortaleza São José, com Intervenção Artística do Grupo Bando, de São Paulo, às 10h, e a palestra "Literatura e Juventude", às 10h30, com Bruna Beber. No período da tarde, às 15h, haverá Intervenção Poética, com Jiddu Saldanha (RJ), a mesa-redonda Literatura Juvenil, com os palestrantes escritores Rodrigo Ferreira e Samila Lages, do Amapá, Caco Ishak (PA), e como mediador, Flávio Araújo (RJ), às 15h30, além de diversas exposições e intervenções artísticas.
"Vamos deixar bem claro o porquê da #Conectflap existir", afirmou Pedro Stolks, um dos organizadores da programação.