sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Amapá 70 anos de criação

Informações Agência Amapá

Floresta do Amapá/ Foto: J Aloisio Soares

O Amapá é conhecido como um dos Estados mais preservados do país e um dos mais jovens também. Foi no dia 13 de setembro de 1943, que o então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei nº 5.812, desmembrou seis territórios estratégicos de fronteira quando o Brasil entrou na Segunda Guerra: Ponta Porã, Iguaçu, Amapá, Rio Branco, Guaporé e Fernando de Noronha.

E para gerenciar o Amapá, a nova unidade da Federação, Getúlio Vargas nomeou o Capitão Janary Gentil Nunes. Ele chegou a Macapá num avião da Força Aérea Brasileira, no dia 20 de janeiro de 1944. Governou o Amapá por quase 12 anos. São 70 anos de história, progresso e desenvolvimento.

Agora estamos no novo tempo de plantar e de colher os frutos de um trabalho que o governador Camilo Capiberibe continua realizando no presente e regando para o futuro do Amapá. Fazendo agora pensando no futuro, sem esquecer o passado de pioneirismo dos governantes e da população que construiu o Amapá. De 1943 até 2013 o Amapá contabiliza 19 governadores e 38 prefeitos na capital, Macapá.

Um novo marco

Foto: Paula Monteiro


O Amapá vivenciou 45 anos na condição de Território Federal e 25 anos transformado em Estado.  É um Estado jovem comparado com o restante do Brasil. Mas já enfrenta problemas sérios das grandes capitais brasileiras devido à imigração acelerada desencadeada a partir de 1992, quando da instalação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana e pelas desastrosas administrações dos recursos do Estado, em gestões bem recentes.

Compete ao governo de Camilo Capiberibe a árdua missão de restaurar o equilíbrio entre a necessidade em atender uma população de 734.995 habitantes e criar a infraestrutura necessária para o inevitável crescimento e a expansão do Estado, criando polos de desenvolvimento, gerando emprego e renda, visando colocar o Amapá no roteiro turístico internacional e abrindo as portas para a redenção econômica.

O amapaense precisa conhecer a história e resgatar os valores para que possamos amar este Estado, que começou atropelando o curso normal e sequencial dos fatos. Macapá foi transformada em Vila no dia 4 de fevereiro de 1758. São 255 anos de história oficial em 2013. Mas os fatos, as datas não são bem cronologicamente explicadas nas escolas.

Até prova em contrário, Macapá é a primeira e única vila do mundo onde o Poder Legislativo nasce antes da fundação da Vila. No dia 2 de fevereiro de 1758, os representantes da corte portuguesa criam e empossam os intendentes, os atuais vereadores, para recepcionar Mendonça Furtado em ato público, para elevar o povoamento à categoria de Vila de São José e Macapá, no dia 4 de fevereiro, dois dias após a criação da Intendência. Isso significa, em termos atuais, que talvez pela primeira vez no mundo o Poder Legislativo foi criado antes do Poder Executivo. Um fato raro na história mundial.