sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Circuito Pré-Flap volta a percorrer os municípios do Amapá


O Circuito Pré-Flap, iniciativa do Governo do Estado do Amapá, teve sua primeira etapa em março, pelos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande e Ferreira Gomes, volta agora no mês de setembro a sua segunda etapa.

No mês de setembro a programação começa no dia 12 e vai até 23, pelos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Serra do Navio e Pedra Branca. Em outubro o circuito volta a percorrer os municípios no dia 8 e segue até 21, pelas cidades de Cutias, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Itaubal, Calçoene e Oiapoque.

A programação levará muita literatura por onde passar, com declamações de poesia, contação de história e mesas de debate.

Veja a tabela das cidades e os dias da programação:


Setembro
Dia
Outubro
Dia
Tartarugalzinho
confirmar
Cutias
08 e 09
Pracuúba
14 e 15
Laranjal do Jari
11 e 12
Amapá
16 e 17
Vitória do Jari
14 e 15
Serra do Navio
20 e 21
Itaubal
15 e 16
Pedra Branca
22 e 23
Calçoene
18 e 19


Oiapoque
20 e 21

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Edital Simãozinho Sonhador tem seu primeiro lançamento literário

O livro Lavra da Palavra, do poeta Inácio Sena é o primeiro a ser lançado, dentre os selecionados do edital de literatura


Foto: Arquivo Pessoal

Já começaram a aparecer os frutos do edital de publicação Simãozinho Sonhador, iniciativa do Governo do Estado de incentivar a produção literária no Amapá. O primeiro lançamento é do poeta Inácio Sena, com o livro Lavra da Palavra, nesta sexta-feira, 30, na Fortaleza de São José de Macapá, a partir das 20h.

Inácio conta que este é seu primeiro livro, e nele retrata seu universo poético. Um banquete de poética e poesia, uma convivência com o irrevelado e a força criadora da língua. “Neste meu primeiro trabalho, vim falar de olhares, musas, desvendar estruturas linguísticas para revelar a massa viva e palpitante dos sentimentos”, conta o escritor.

O lançamento contará ainda com o show musical de Roni Moraes, estátuas vivas e performances poéticas. Uma noite de festa para a literatura amapaense.

Serviço:
Lançamento: Lavra da Palavra
Quando: 30 de agosto
Horário: 20h
Local: Fortaleza de São José de Macapá

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Grupos que trabalham poesia falada ganham espaço em Macapá

O pensamento explode e folha de papel recebe formas e rimas, invade as ruas e ouvidos de quem quiser escutar. A poesia está livre dos diários cansados, dos cadernos escondidos, dos blogs anônimos. Macapá vive a poesia através dos grupos que atuam levando o lirismo por onde passam.

A cena cultural macapaense vem crescendo nos últimos anos na música, teatro, artes plásticas, audiovisual, mas nos últimos três anos a literatura vem chamando atenção por ser um segmento muitas das vezes esquecido e principalmente depois da primeira Feira do Livro do Amapá – FLAP, este segmento ganhou mais força.

Apesar de todos os grupos trabalharem com a poesia, cada um teu o seu diferencia. Conheça:

Abeporá das Palavras

Foto: Divulgação

Sendo um dos mais antigo dos grupos poéticos citados nesta matéria, o Abeporá das Palavras nasceu em 2002, na Escola de Educação Popular Paulo Freire, tendo como uma das idealizadoras a poeta Carla Nobre. O Abeporá tem como objetivo recitar e divulgar a poesia em geral, assim como viabilizar a publicação de obras de poetas iniciantes. Saiba mais dos trabalhos feito pelo grupo no www.abeporadaspalavrasap.blogspot.com.br/

Boca Miúda

Foto: Arquivo Museu da Imagem e do Som do Amapá

O grupo de teatro, dança e poesia Boca Miúda, foi idealizado pela atriz Hayam Chandra, em 2004 quando ela tinha 11 anos e ainda morava em Belém (PA), o grupo ganhou esse nome por ser composto inicialmente apenas por crianças. Em 2006 Hayam, retornou ao Amapá, onde nasceu, e deu continuidade ao trabalho de poesia e teatro, com o intuito de promover o acesso da literatura as crianças carentes. O “Boca Miúda” já ganhou o prêmio Licel - Incentivo a Leitura de Crianças e Adolescente no Pará, e em 2012 o grupo entrou na nova fase trabalhando espetáculos também para o público adulto.

Boca da noite

Foto: Divulgação

O grupo Poesia na Boca da Noite nasceu em janeiro de 2011, em uma reunião de amigos na casa da jornalista e poeta Alcinéa Cavalcante. Com um trabalho itinerante e aberto a todos, a cada quinzena os poetas e amantes da poesia se reúnem em um lugar da capital – praças e logradouro público – para ler ou dizer versos.

Poetas Azuis

Foto: Arquivo Quebramar

Com um pouco mais de um ano de atuação a dupla Poetas Azuis, formada pelos poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro, trabalha a poesia na forma falada sempre buscando a descontração e o jeito cômico para passar o a poesia. O grupo também trabalha com a música, na maioria autoral.

Pena e Pergaminho

Foto: Bruno Mota

Nascido em Fevereiro de 2012 O Grupo Poético de Fluxo de Pensamento Pena e Pergaminho foi idealizado por Frank Palmerim, Kelvin Almeida, Rodrigo Ferreira e Tiago Quingosta. Com um espaço dedicado a toda a comunidade que gosta de poesia. A ideia do grupo é analisar e discutir este estilo textual nos encontros mensais que serão sempre no Centro Cultural Franco-Amapaense. Acompanhe as atividades do grupo no www.penaepergaminhoap.blogspot.com.br/ 

Tatamirô


Foto: Arquivo Respingo

O Tatamirô Grupo de Poesia é um grupo amapaense de declamação de textos poéticos, sejam eles escritos na forma de prosa ou verso em suas múltiplas manifestações verbovocovisuais. Criado em Abril de 2009, nasceu do desejo de dizer Poesia às pessoas. De colocar a voz a serviço da Poesia. De falar as coisas do mundo de forma diferente. Idealizadores: Adriana Abreu, Herbert Emanuel, Paulo Rocha e Renan Gibson. Conheça mais deste trabalho no www.tatamirogrupodepoesia.blogspot.com.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conheça a patrona da FLAP 2013

Foto: Arquivo Pessoal
Apaixonada desde a adolescência pela escrita, Lulih Rojanski, natural do Paraná, nasceu em 27 de abril de 1966, e mudou-se para o Amapá em 1996, ela foi integrante da primeira turma do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, onde começou o seu contato com a escrita em prosa.


Foto: Arquivo Pessoal


Lulih conhece todo o Estado do Amapá, tendo escrito crônicas e textos sobre todos os lugares por onde esteve. Muitos deles estão publicados no livro Lugar da Chuva, sua primeira publicação. Os outros, ainda estão na gaveta, no livro O Vôo da Garça.

Tem contos também publicados em cinco coletâneas nacionais e locais. Possui ainda dois livros escritos em parceria com outro escritor. O livro Abilash é sua maior declaração de amor ao Amapá.

Foto: Arquivo Pessoal
Para a escritora ser escolhida como patrona da Flap é, acima de tudo, o reconhecimento da sua produção literária. “A iniciativa do Governo de realizar a Feira de Livros do Amapá representa o maior passo à frente que nossa literatura já deu ao longo da história, porque a tornou visível”, destaca.

Livros:

Foto: divulgação - Lugar da Chuva
Lugar da chuva – Crônicas das impressões pessoais da cultura, geografia e história de diversos lugares do Estado do Amapá, por onde a autora viajou.


Foto: Divulgação - Abilash
Abilash – Um conto de esperança na preservação da Amazônia e no amor do homem por seu lugar, com um discurso voltado para a sustentabilidade reforçando a relação homem x natureza.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Literatura na rede

Foto: Ilustração/Shutterstock

Com a internet e seus avanços de redes sociais e a facilidade de se manter contato com pessoas de qualquer parte do mundo, os jovens apaixonados pela escrita acharam o seu lugar, já era o tempo em que eles escreviam apenas nos cadernos e diários. É o tempo dos escritores digitais.

Eles aderiram aos blogs, fan pages e e-books (livro em formato digital), claro que eles não abandonaram a boa e velha caneta, mas a produção ganhou um novo espaço onde se compartilha, curte e ganha leitores de todos os lugares, forma de mostrar seus trabalhos e fazer novos amigos.

No Amapá não é diferente de qualquer outro lugar do mundo, os nossos novos escritores estão na rede, criando e conquistando seu espaço. Conheça alguns blogs de escritores locais.





Genniffer Moreirawww.lucynante.blogspot.com.br





Lara Utzig www.mensagemefemera.blogspot.com.br

Marcio Kaio - wwwmksantos.prosaeverso.net (Site)

Marcio Kaio - www.marciokaio.blogspot.com.br (blog)

Marvin Cros – www.marvincross.blogspot.com.br 



Pedro Stkls – www.pedro-stkls.blogspot.com

Pedro Henrique – www.pedro-herique.blogspot.com.br



Thiago Soeirowww.amorcafona.blogspot.com


Tiago Paulinowww.teivi.blogspot.com.br

Se você quer divulgar o seu blog mande um e-mail para feiradolivrodoamapa@gmail.com que em breve faremos uma nova postagem com os blogs novos.

Comitê Executivo da Flap encontra patrona da Feira


O Comitê Executivo da Feira do Livro do Amapá - FLAP, esteve na tarde desta segunda-feira, 12, com a patrona da Feira deste ano, a escritora Lulih Rojanski, na Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda. 



Durante o encontro a patrona pôde conhecer todas as pessoas que trabalham no comitê e também o que já tem de programação acertada como o Circuito Pré-flap, que vai percorrer os onze municípios que ainda faltam, no mês de setembro e foi apresentada a data da Flap, que já está definida para o período de 26 de outubro a 1º de novembro.

Acompanhe a FLAP nas redes sociais:

sábado, 10 de agosto de 2013

Reunião com os escritores

O Comitê executivo da Feira de Livro do Amapá – FLAP, convida todos os escritores do Amapá para participar da reunião sobre a Feira, nesta terça-feira, 13, na Escola de Administração Pública – EAP, às 15h.

O encontro será para discutir a apresentação dos avanços do Governo do Estado na Política Estadual do Livro, Leitura e Literatura, apresentação da patrona da feira deste ano a escritora Lulih Rojanski e dos autores selecionados no edital literário Simãozinho Sonhador, além da comunicação sobre a data em que acontecerá a FLAP, e também do tema que será abordado este ano e alguns autores convidados que já confirmaram sua presença e apresentação da Lei 1751/2013.


A presença de todos os escritores é de fundamental importância para a construção de uma feira de todos.

Calendário de reunião FLAP

Fique por dentro do calendário de reunião com os setores envolvidos na FLAP e seus respectivos responsáveis.


GRUPO
DIAS E HORA
LOCAL
RESPONSÁVEL
Autores amapaenses
13/08 – 15 h
EAP
Carla Nobre/ Pedro Stlks/
Dinho Araújo
Artistas da Palavra
20/08 – 9h
CONSEC
Marisol Barata e Mara Valdene
Pesquisadores e professores, especialmente os de salas de leitura
10 e 11/09
9h
AUDITÓRIO DA EAP

Aline Salvador e Angela Brito
Instituições que tratam de acessibilidade
16/08 – 15h

FLAP

Helen Costa
Livreiros
21/08 – 15h
FLAP
Aline Salvador e Glauber Marinho
Artistas visuais
20/08 – 9h
CONSEC
Marisol Barata e Mara Valdene
Artesãos
22/08 – 9h
CASA DO ARTESÃO
Glauber Marinho e Rai Amorim