sexta-feira, 27 de junho de 2014

Instituto Amigos em Ação lança livro “A Família na Sala de Aula”

Por Thiago Soeiro

Foto: Divulgação

O Instituto Amigos em Ação lança na próxima quinta-feira, 3, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, o livro “A Família na Sala de Aula”. O lançamento contará com uma vasta programação: exposição de fotopoemas do Concurso de Fotopoemas da Virada Cultural, além de apresentações artísticas, mesa redonda e visita guiada pela biblioteca.

De acordo com o escritor, Almeida Júnior, a publicação é uma coletânea de contos permeada de personagens nada normais e que trata especialmente das humanidades dentro da Amazônia, com um viés em todos os contos para a questão socioambiental da Amazônia.

“O livro é parte do projeto de leitura do instituto Amigos em Ação, onde buscamos o incentivo à leitura das crianças e adolescentes, e nasceu da vontade do instituto em forma opinião acerca da política ambiental em nossos jovens”, explica Almeida.

O livro foi escrito ao longo de dois anos e antes de se tornar publicação já concorreu a dois concursos nacionais e foi finalista.

Almeida doou um exemplar do seu livro para a Flap.
Na foto com a presidente executiva da feira, Carla Nobre  Foto: Bruno Mota


Programação de Lançamento:

Dia 4 de julho

19h - biblioteca pública Elcy Lacerda
19h00 - Abertura da Exposição FotoPoemas (profa Hayat Zouein)
19h15 - Atividade Infanto-Juvenil Conte um Conto (Contadora Lu de Oliveira)
19h15 - Mesa Redonda Literatura na Amazônia - Lulih Rojanski (BPElcyLacerda), Judivalda Brasil (LetrasIESAP), Carla Nobre (FLAP), Paulo Tarso Barros (AssEsc)
19h45 - Lançamento do livro Família na Sala do autor Almeida Junior.
20h15 - Visita guiada a Biblioteca e Encerramento

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mais de 100 professores passam pelas oficinas e palestras do Proler/AP

Por Thiago Soeiro
Foto: Paulo Cabral
Depois dos três dias de extensa programação voltada para as praticas de leituras nas salas de aulas, terminou nesta quarta-feira, 11, o XV Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá – Proler/AP -. Ao todo mais de 100 professores de 50 escolas de Macapá participaram do encontro.
Foram ofertadas três oficinas de qualificação/Foto: Paulo Cabral
Para a atual coordenadora do Proler/AP, Ângela Brito, o encontro tem uma avaliação totalmente positiva. "Esse encontro foi importante para a socialização dos professores e também para debates sobre os problemas encontrados nos espaços escolares", destacou Ângela.
Ela destaca, ainda, que o encontro serviu para fazer um contato com os professores que estão nas salas de leituras e também com as escolas que ainda não possuem projetos para leitura. "Estamos também nos disponibilizando a ajudar as escolas que ainda não têm projetos de leitura para que seja implantado", explicou à coordenadora.
As oficinas oferecidas foram de Teatro e Declamação de Poemas para o incentivo da leitura escrita, Como trabalhar a leitura virtual nos ambientes de leitura e Contação de História.
O público alvo foi principalmente professores que trabalham projetos de leituras/
Foto Paulo Cabral
De acordo com a professora Joseilde Araújo, da Escola Estadual Princesa Isabel, foi uma ótima iniciativa do Estado essas atividades voltadas para os professores da sala de leitura. "Acho que foi uma troca de ideias, que deve acontecer mais vezes.", destacou.
O próximo encontro deve acontecer somente no segundo semestre deste ano, mas as ações do Proler/AP continuam junto com as ações da Flap.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Proler Amapá realiza XV encontro com professores da rede estadual



Por Thiago Soeiro

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura no Amapá (Proler-Ap), realiza, nos dias 9, 10 e 11, o XV Encontro do Proler-Amapá, que este ano traz como tema "O incentivo à leitura na contemporaneidade: novas ferramentas para ler e escrever", específico aos professores da rede estadual de ensino.

A coordenadora do Proler-AP, Carla Nobre, explica que o tema, assim como as palestras, foi escolhido a partir da sugestão de professores, depois das últimas reuniões feitas no final de 2013 e início deste ano. "Acreditamos que o encontro será muito produtivo por trabalhar na temática que nasceu da colaboração de muitos. Uma preocupação do Governo do Estado em promover sempre a qualificação dos seus professores e também o incentivo a novos formadores de leitura dentro das escolas", afirma.

Durante os três dias, os professores poderão assistir a palestras voltadas para a área de mídia e leitura virtual, formação de leitores e de literatura amapaense. Assim como poderão participar de oficinas de qualificação para contadores de história e declamadores, além de assistirem a diversas apresentações culturais promovidas pelo Grupo Flap de Poesia Falada especialmente para a data.

Os professores interessados em se inscrever podem procurar o escritório da Flap/Proler, que fica localizado na Av. Mendonça Jínior, próximo à Praça de Alimentação da Beira-Rio, Centro. Informações pelo telefone (96) 32123120.

Programação:

Dia 9

8h às 9h30 – Escola de Administração Pública do Amapá – EAP

9h30 às 10h30 – Intervalo e apresentação cultural

10h30 às 12h – EAP - Auditório
Palestra: A formação do leitor na contemporaneidade
Profª Drª Rosangela Lemos da Silva

14h às 15h30 - EAP – Auditório
Palestra: Literatura Amapaense: O resgate de memórias do nosso estado
Profª Esp. Judivalda Brasil

15h30 às 16h30 – Intervalo e apresentação cultural
Grupo Flap de Poesia Falada/Grupo Abeporá das Palavras/Grupo Boca Miúda

16h30 às 18h - EAP – Auditório
Palestra: Buscando leitores adolescentes no ensino fundamental
Profª Esp. Iana Keila

Dia 10
8h às 12h – 14h às 18h – Sala EAP
Oficina: Contação de História
Andreia Lopes
Oficina: Teatro e Declamação de Poemas para o incentivo da leitura e escritra
Frank Palmeirim e Lorrana Maciel
Oficina: Como trabalhar a leitura virtual nos ambientes de leitura
Pedro Stkls

Dia 11

8h às 12h – 14h às 16h – Sala EAP
Oficina: Contação de História
Andreia Lopes
Oficina: Teatro e Declamação de Poemas para o incentivo da leitura e escritra
Frank Palmeirim e Lorrana Maciel
Oficina: Como trabalhar a leitura virtual nos ambientes de leitura
Pedro Stkls

16h às 17h - EAP – Auditório
Apresentação cultural e intervalo
Grupo Flap de Poesia Falada, Grupo Abeporá das Palavras/Grupo Poetas Azuis

17h às 18h – EAP – Auditório
Encerramento

Flap abre inscrições para o Corredor Literário 2014



Por Thiago Soeiro
Estão abertas as inscrições para o Corredor Literário da Feira do Livro do Amapá - Flap 2104. Este ano, serão ofertadas 60 vagas a escritores de todas as idades que desejem participar do projeto. Aos participantes será pago um cachê simbólico no valor de R$ 120.

Corredor Literário é o nome dado para a exposição itinerante de banners com poemas de autores locais exibidos durante a Flap, que este ano acontece no período de 29 de outubro a 8 de novembro. A exposição deve passar por mais de 20 locais entre Macapá, Santana e Mazagão.


Os interessados devem enviar uma mensagem para corredorflap@hotmail.com, contendo um poema de até, no máximo, sete versos. Caso deseje enviar um texto no estilo prosa, ele deve conter até seis linhas, ambos na fonte Arial, tamanho 12. Também deve ser enviada uma foto em boa resolução no formato retrato.


O prazo para o envio é até o dia 15 de junho, podendo ser prorrogado caso não seja completada a lista de 60 inscritos. Os textos enviados são de temáticas livres e todo material passará por análise do Comitê Flap antes da publicação. Os textos que não obedecerem às medidas serão desclassificados automaticamente.

Levantamento dos espaços de leitura



A equipe da Feira do Livro do Amapá - FLAP junto com a do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler/AP, começaram nesta segunda-feira, 02, o levantamento dos espaços de leitura nas escolas da rede pública estadual em Macapá e Santana. 


A pesquisa busca fazer um levantamento dos projetos de leituras atuantes no Estado e também buscar por meio disso incentivar os locais que ainda não têm trabalhos dedicados ao incentivo à leitura a criarem o seu. 


O projeto busca ainda avaliar como tem se dado as experiências entre as escolas, a Flap e o ProlerAP e o que pode ser melhorado para um trabalho ainda melhor.