quarta-feira, 28 de maio de 2014

Flap apresenta tema da Feira deste ano aos escritores amapaenses

Por Thiago Soeiro
Foto: Bruno Mota

O Comitê Executivo da Feira do Livro do Amapá – Flap esteve reunido com escritores amapaenses na tarde desta terça-feira, 27, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, para apresentar a proposta de Feira deste ano, assim como o tema e a possível data de realização do evento, que este ano fechará nos 10 dias de programação, entrando nos padrões dos eventos literários nacionais.

Com o tema “Leitura e memórias ancestrais” a Flap vem este ano discutir, ler e escrever sobre a presença dos sítios arqueológicos locais, com foco principal no Sitio do Rego Grande, localizado no município de Calçoene, a 360km da capital de Macapá e terá como patrono o guarda parque do Rego Grande o senhor Garrafinha, que é um poeta popular, que terá seu primeiro livro lançado este ano com incentivo do Governo do Estado.

Foto: Dalton Silva

“Com o período de 29 de outubro a 8 de novembro, a Feira desta ano vai ganhar mais três dias, somando 10 dias de intensa programação e também entrando nos moldes de feiras nacionais, com um tema que abordar a nossa cultura. Uma iniciativa do Governador Camilo Capiberibe que é o nosso maior incentivador da literatura produzida no Amapá”, explicou a presidente do comitê Flap, Carla Nobre. A reunião serviu também para alertar aos artistas e escritores para as chamadas públicas da Flap 2014 que serão divulgadas já no mês de junho.

Foto: Dalton Silva

Durante o encontro os escritores puderam ainda opinar melhorias para o evento e também sugerir autores nacionais para participarem do evento. “A construção de uma feira democrática requer o diálogo com os participantes, os interessados, e o público amapaense. Essa reunião foi muito útil nesse sentido, pois propiciou que os escritores que os escritores e artistas locais se expressem sugerindo novas ideias e elogiando as iniciativas bem-sucedidas para que se firmem e permaneçam, a fim de otimizar ainda mais a Flap”, destaca a escritora Lara Utzig.

Amapá na OFF Flip

Outro assunto abordado no encontro foi a Casa Amapá na OFF Flip, que será um ponto dedicado a literatura produzida no Amapá dentro do Circuito OFF Flip, evento literário alternativo ao mesmo período da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, em Paraty no Rio de Janeiro.

“Vamos abrir uma seleção com quatro vagas para escritores, sendo dois já tendo publicações e dois sem publicações mas ativos na literatura, quatro professores da rede publica estadual e dois acadêmicos, totalizando um grupo de 10 pessoas, somando a equipe do Comitê Flap”, explica Carla Nobre.

Os detalhes da seleção dessas pessoas serão divulgadas no blog da Flap por meio de chamada pública.